sábado, 28 de junho de 2008

Ministração de sabado - Tema: Deus não escolhe os capacitados, ele capacita quem ele escolhe!

Tema: Deus não escolhe os capacitados, ele capacita quem ele escolhe!
Preletor: Fabricio Rodrigues


INTRODUÇÃO:

JOSUÉ 1 V:1-6

1 E sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora,
passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
4 Desde o deserto e {desde este} Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até o grande mar para o poente do sol será o vosso termo.
5 Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, {assim} serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
6 Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria
.

CONTEXTUALIZANDO:

O povo de Deus estava no deserto, e lá eram como escravos... humilhado e feito como verdadeiros burro de carga... ( detalhe estavam naquela situação porque haviam esquecido de Deus); Então Deus levantou um homem com o nome de Moisés; pra tirar esse povo deste caminho...


Muita coisa aconteceu até que o Faraó liberasse o povo para sair da suas terras... ; ai o povo precisava atravessar um deserto pra chegar onde era a terra que Deus havia prometido...; essa terra era uma terra que mana leite e mel... ou nos dias de hoje era a terra ide os seus sonhos podem se realizar... O povo de Deus passou por muitas tribulações , neste Deserto por não ter fé, por desobediencia e tantas outras coisas... Se passara 40 anos e o povo la´perambulando pelo deserto, por causa de seus pecados... Deus então retira Moisés e o leva, agora Josué assume a liderança, meio cansado desanimado pois perdera seu líder... esta então Josué crendo que não é capaz desta missão... então Deus fala pra Moisés lá no 1º capitulo de Josué: Vamos lá atravessa este rio... eu estou com vc, esforça-te e tem bom animo!


Sabe querido, Josué provavelmente achou que não tinha competência para esta missão, porque ninguém vem te dar uma palavra reforçando que vc vai vencer, se vc não estiver abatido ou até mesmo duvidando da sua capacidade... penso que Josué tremeu na base, falou: Isso é demais pra mim, não posso fazer isso... não tenho capacidade pra isso...

Mas Deus não olha com a visão humana, então por isso Deus escolhe quem ele quer, não quem nos com nosso olhar e nosso senso de justiça achamos q tem que ser escolhido...

Mas ok!!! então Josué segue adiante, e vai a frente do povo de Deus; e agora eles precisam conquistar Jericó; mas para isso eles precisam enviar espias... ou seja espiões para conhecer o território inimigo... ;

Os espias entram na cidade a pedido do seu líder Josué ; mas o Rei de Jericó então fica sabendo que os espias estão lá sai a captura deles... e Chegamos aos versículos chaves: Eles se escondem na casa de uma prostituta chamada Raabe; e ela os escondeu por lá até que eles estivessem seguros!!!



FOCO DO TEMA :

Quero que vc se coloque como espectador, desta trama e veja homens de Deus se escondem na casa de uma prostituta ; e a prostituta de certa forma os protege ... pq ela poderia entregar eles para o rei de Jericó; vejam uma prostituta é vista como imoral, gananciosa, que faz tudo por dinheiro...Hei mas penso que se esta prostituta tivesse entregue os espias, teria regalias com o rei, seria bem vista pelo povo e tal... ; pergunto eu seria esta mulher infame, sido usado por Deus; Quais eram as competências desta mulher, esta num era uma mulher capacitada pra ser usada por Deus... essa mulher mantinha relações sexuais em troca de dinheiro... como poderia ser ela usada por Deus para ajudar os homens que estavam lá escondidos com sua vida correndo perigo!!!

O meu Deus, o meu mestre aquele que fez o céus e a terra, daquele que vem a vida... ele não precisa da sua auto suficiência, pra cumprir os seus planos; ele não precisa da sua capa religiosa , ele enxerga alem do que nos vemos, ele não olha para seu currículo, não olha para seu passado, ele não olha para suas competências, ele não olha para sua deficiências... através de raabe ele vem mostrar que não as nossa faculdades humanas que nos fazer ser mais ou menos usado por Deus; e eu sei isso é loucura para os que não crêem, é por isso que é impossível agradar Deus sem fé, tudo isso é muito loco, e te digo mais pra ser um seguidor de Cristo tem que ser muito louco!!! tem que ser pessoas que não preocupam com o que vai parecer se ele agir assim... sim veja as características que alguns atribuíam a grande homens de Deus:

  • Um engenheiro muito loco ( Nóe Construi uma Arca no meio do deserto)

  • Um garçom ( Neemias era copeiro do Rei)

  • Um nudista ( Isaías ficou nu por três anos)

  • Um pedinte(Elias teve que pedir comida a uma viuvá)

Deus não esta preocupado com que vc é ou com quem vc foi; mas esta preocupado com quem vc quer ser...

  • Raabe prostituta usada por Deus, para proteger aqueles homens, pra ajudar em uma das grandes conquistas do povo de Deus ; essa meretriz te ensina que para ser usado por Deus vc não depende do seu passado, não depende se vc tem ou não capacidade, mas que depende sim de quem vc quer ser...
Exemplos bem pratico e rápido de grandes homens da bíblia

Pedro: Ele era inculto, não sabia ler, intolerante, indeciso, irritado, agressivo, impulsivo e repetia varias vezes o mesmo erro.

Paulo:Um jovem radical, extremamente agressivo, Discriminador , exclusivista e Violento

e se vc procurar na bíblia vai ver quantas falhas e quanta incapacidade tinha o povo que fez se cumprir os propósitos do Senhor aqui nesta terra... mas estas pessoas todas tem algo em comum um fator em comum e este fator é a decisão deles; todos tinham opções veja que raabe, podia ter decidido entregar aqueles homens, Pedro tinha a opção em continuar sendo um pescador, Todos tinham a opção... e decidiram em seguir a vontade de Deus decidiram crer... e vc ? Qual a sua decisão nesta noite... Deus te escolheu pra estar aqui, assim como escolheu a Pedro, a Paulo, mas a decisão esta em suas mãos... APELO:

Nenhum comentário: